Hvar é uma ilha do Mar Adriático localizada na costa da Dalmácia na Croácia. Com certeza, um dos lugares mais lindos que conheci. Logo na chegada, aquele porto/marina cheio de barcos de todos os tamanhos e nada modestos ancorados por lá, já indicam que o agito do verão europeu está próximo, afinal a “nova Ibiza” é por aqui.
A cidade é uma simpatia, pequena, charmosa e cheia de boas opções de lazer. Aliás, o forte de Hvar são as baladas e sua vida noturna, a quantidade de turistas na alta temporada, faz com que a cidade fique lotada e repleta de moçada, ávidas por boa música até o sol raiar, como a famosa Carpe Diem.
Momento Histórico
A Catedral de Santo Estevão em estilo renascentista é a mais importante da ilha. Sua construção começou no século XVI, mas seu término se deu apenas no século XVIII. Na verdade, a estrutura substituiu a de uma antiga igrejinha do século VI, que foi promovida a catedral no século XIII.
Para chegar na Fortaleza ou Spanjola como os nativos a chamam, é preciso seguir na direção norte, passando pela Porta di Datallo, subir as escadas até finalmente chegar ao topo, onde se tem uma vista incomparável da cidade lá do alto.
Não deixe de passear de barco, as milhares de ilhotas valem uma visita. Se você não tem dinheiro para andar naqueles luxuosos barcos, não fique triste, existem outras opções por incrível que pareça bem em conta ou ainda se preferir, vá de taxi, sim boat taxi, eles te levam para as praias como um taxi.
Tire um dia para andar pelas vielas apertadas e ruínas medievais de Hvar – estas recebem o nome de Groda ou Burak – dependendo de que lado da ilha você estiver. Por lá, você vai descobrir lugares super interessantes, como lojinhas típicas, restaurantes, bares, docerias, além de apreciar a arquitetura predominantemente, em estilo veneziano.
Já deu pra ter uma noção de como a cidade é incrível, né?! aposto que você, assim como eu, já começou a amar…
Fotos: DQZ e Reprodução
Posts relacionados
-
O que fazer em Split?!
Para explorar SPLIT, o primeiro passeio obrigatório é conhecer o famoso Palácio Diocleciano, que levou cerca de 10 anos para ser construído e hoje faz parte da lista de patrimônio da UNESCO. O complexo murado, construído para desempenhar a... Continue lendo -
Como explorar Dubrovnik
Essa é a última parte da minha viagem pela Croácia, meu último destino antes de voltar para casa, já saudosa de deixar este lugar que me impressionou pela beleza e gentileza de seu povo. Sem dúvida esse país, que... Continue lendo -
De frente para Praia Mlini
O programa perfeito para um dia no verão europeu é o seguinte, ficar de frente para uma praia tranquila como a Praia Mlini (em Hvar), alugar uma tenda e passar o dia inteirinho sem fazer nada, além de tomar muito... Continue lendo
Muito lindo mesmo, sinto um aperto no peito por não poder ter ficado na minha terra mãe, quando vejo reportagens ou historia parece que ainda estou por la…..me sinto como se estivesse em casa, O Brasil é maravilhoso também, más quando se nasce num pais e vive la, não tem como não sentir falta da terra mãe.Parabéns pela postagem.
Paula,
Posso imaginar, nascer em uma terra tão bonita como aquela deve dar um aperto no peito de saudades mesmo, né?!!
Bjs