Era um vez…as histórias de contos de fada, sempre começam assim, não é mesmo?! elas nos remetem a um mundo cheio de fantasia, mesmo que muitas vezes a história se inicie com um triste drama, no final a gente sempre sabe que o fim será arrebatador, lindo, poético e, é claro o príncipe (gatíssimo) irá beijar a doce e bela princesa.
Mas na vida real as coisas não são bem assim, muitas meninas nunca serão princesas e muito menos conheceram um príncipe encantado. Sua realidade é dura, violenta, triste e muito distante de todos nós. Elas vivem em favelas, periferias carentes de saneamento básico, saúde e educação. Seus horizontes, não conseguem atravessar a distância de um bairro para outro.
Essa é a grande maioria das histórias não-encantadas, de muitas meninas do nosso Brasil. Por isso, uma fada madrinha de carne e osso – Viviane Duarte, do Plano Feminino – resolveu arregaçar as mangas e criar um belo projeto, chamado Plano de Menina. Convocou outras “madrinhas” para essa união de forças, onde juntas, elas querem mudar o cenário de algumas gatas borralheiras.
O PLANO DE MENINA, que tem como objetivo empoderar as meninas das periferias, levando à elas informações e trocas de ideias que têm como prioridade inspirar e fazer com que as meninas realizem seus planos.
Serão realizados semanalmente, workshops e brincadeiras educativas, que levarão a as garotas à fazerem uma imersão em temas como autoestima, felicidade, educação financeira, liderança feminina, tecnologia, empreendedorismo, entre outros.
“Falar de empoderamento é ainda mais poderoso quando efetivamente estamos realizando algo fora das mídias sociais e textos inspiracionais. Queremos realizar e nos tornar agentes de transformação por meio de iniciativas que promovam a educação e a realização de planos de meninas e mulheres de todo Brasil”, afirma a jornalista.
Inicialmente o projeto estará nas comunidades de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a intenção é amplificar o raio de alcance do projeto com marcas parceiras da plataforma.
A consulesa da França, Alexandra Loras, que luta pela inclusão social e contra o racismo há anos, é a embaixadora do projeto Plano de Menina e decidiu o fazer, pois acredita na força da união das mulheres em prol à busca de crescimento e conquista de seu espaço.
“Quando a Viviane me falou do projeto eu me encantei. Acredito muito na força da mulher que tem planos e quero junto do Plano Feminino, levar empoderamento às meninas e suas mães. O conhecimento é um importante agente de transformação e queremos ser este canal para estas meninas”, reforça a consulesa.
O projeto terá início no mês de março, onde apresentará em circuítos de palestras como a semana da mulher da Associação Brasileira de Jornalismo e da Cásper Líbero – Mulheres Digitais e Mulheres e Mídia, formatos e oportunidades para que mais mulheres e marcas se engajem e aumentem o banco de talentos à disposição destas meninas.
O núcleo de conselheiras do projeto é formado por jornalistas, sociólogas, economistas, estilistas, publicitárias, executivas e empreendedoras, entre elas:
Andrea Álvares – VP da Natura, Camila Gaio – Editora da Elle, Carla Caldas – Gerente de Trade da LG, Fabiana Grieco – Coordenadora de Comunicação do Senac, Camila Costa – CEO da agência ID, Karla Brandão – VP de Comunicação da HEINEKEN, Maria Sylvia, do Geledés, Letícia Bahia – Revista AZmina, Eliane Dias – CEO Boogie Naipe, Carolina Ruhman – CEO do Finanças, Diane Lima criadora do projeto NO BRASIL, Priscilla de Sá – Coach de liderança feminina, Femininas, Luciana Micheletti – do Drama Queen Zen, além do site Razões para Acreditar.
A ideia é criar um banco de talentos à disposição de meninas, para que elas tornem seus planos realidade e ele será ativado a partir do mês de março.
Fotos: Divulgação
Posts relacionados
-
Look de segunda
Calça flare, quem diria que eu gostaria tanto de você. Há muitos anos atrás, num impulso consumista, eu comprei esta, que seria a minha calça flagre do coração. Um pouco mais aberta que a maioria delas, afinal essa tem... Continue lendo -
Ser uma blogueira
A vida de blogueira não anda nada fácil. Além da árdua tarefa de ser criativa e escrever algo novo todos os dias, agora temos uma espécie de CQC na nossa cola. Navegando na internet descobri um blog que ainda... Continue lendo -
Isabel Marant que nada — Schutz!!
Depois de voltar desolada de Nova Iorque, sem meu sneaker Isabel Marant — detalhe, fila de mais de 600 pessoas na lista de espera — resolvi que não era para ser e ponto final. Mas, a minha sorte mudou... Continue lendo