Sempre convivi com artistas (sou atriz formada pelo Macunaíma), meus amigos eram na sua maioria de teatro, além disso os amigos dos meus amigos, tinham de alguma maneira profissões mais artísticas ou criativas, então eu sempre perambulei por este meio “mais cabeça”.

Com o passar do tempo, meu leque foi aumentando e nesse círculo de amizades, entraram advogadas, engenheiras, dentistas, vendedoras, cozinheiras, sexóloga (no singular, só conheço uma), donas de casas, blogueiras, administradoras, produtoras e uma infinidade de outras profissões.

collage

Toda essa minha introdução, foi para falar, que faltava uma profissão em especial: poeta/poetisa. E, não é que agora não falta mais, sim, eu tenho uma amiga poeta, que acabou de escrever um livro lindo – por dentro e por fora – chamado AZUL.

A cor faz referência aos olhos da Bia, sabe aquele olho feio?! mentira, sabe aquele olho lindo de morrer, um azul intenso como o mar, esse é o olho da poeta, uma mulher tão intensa quanto seu livro.

O sonho de todo escritor ou poeta é conseguir lançar seu livro, esse sonho aconteceu, foram alguns anos batalhando e escrevendo, até que o lançamento fez jus a espera. O livro é tocante, uma viagem pela alma da Bia, que mostra de maneira agradável e bela, toda a sua entrega. Quem pensa que poesia é uma leitura para intelectuais, se engana, as poesias da autora são tão dinâmicas, como um bom livro de ação.

Bia_0001

Bia Penha lança o livro de poesias Azul, que reúne poesias inspiradas em todos os seus ‘eus’, produzidas ao longo de seus 43 anos.

Bia põe no papel muitas facetas de uma mesma pessoa e retrata um pouco do que cada um carrega em si: loucura, dor, amor, superação, e diversos sentimentos. “Este AZUL é feito de “verdades secretas”, que de tão secretas, tornam-se nossas também. A poesia de Bia é costurada no tempo e em cicatrizes, que delicadamente bordam sua “dor de carne sem osso”, afirma a escritora Maice Rocha Glaser no prefácio do livro.

LIVRO TAMBÉM É OBRA DE ARTE

O livro Azul é lançado em duas versões: a impressa, como todos conhecem, e uma versão diferenciada, que traz o conceito de obra de arte. É que Bia decidiu lançar um livro-objeto com tiragem numerada com apenas 30 unidades.

As imagens de capa do impresso e do livro-objeto são do fotógrafo Maurício Nahas; a direção de arte de ambas as versões são assinadas por Leo Macias, premiado diretor de arte em Cannes com 17 leões, atualmente na DM9DDB. É dono da apArt Private Gallery.

“Conseguir verbalizar situações humanas flagradas em contida dor e pungência: talvez seja essa a característica mais vincada de Azul de Bia Penha. Exemplo? “Com flechas e sem alvo” (p.67). Isso é Poesia. “

Adelia Bezerra de Meneses/ Professora Doutora em Teoria Literária e Literatura comparada (USP)

“Duas coisas me atraem neste AZUL de Bia Penha. A primeira: ela resolveu mostrar a cara. A segunda: ela consegue entrelaçar vapor e chumbo (ou fumaça e alegria, como diz) toda vez que entra (ou cai) no estado poético – que, aliás, ela descobriu ainda menina, quando colecionava pensamentos.
Na lírica deste AZUL, a dor amansada logo se ilumina ao primeiro raiar da alegria. O que era fixo se mexe, procura outros roteiros, os contrários se entendem e prosseguem juntos.”

Roberto Gambini/Analista junguiano (autor de A Voz e o Tempo, Prêmio Jabuti 2009)

Sobre a autora

Bia Penha nasceu no dia 5 de janeiro de 1972, em Morro Agudo, interior de São Paulo. Morou em Cambridge, onde estudou inglês. Foi gerente de projetos na IBC – International Business Communication, multinacional inglesa. É graduada em Publicidade e Propaganda, com Pós-Graduação em Marketing, participou de Oficinas Literárias na Casa do Saber e trabalhou como voluntária em um projeto do terceiro setor direcionado a melhoria da educação.

Livro Azul – Poesias de Bia Penha

Livro-objeto (apenas 30 unidades)
R$ 2.750,00
Dimensão: 30cm de diâmetro por 6 cm de altura
A venda na apArt Private Gallery www.apartprivategallery.com/home e na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi

Livro impresso
A venda na Livraria da Vila, Blooks e Editora Futurama – www.futuramaeditrora.com.br
118 páginas
R$ 69,00

Fotos: Divulgação

Categorias: Comportamento
Publicado por Lu Mich

Posts relacionados

  • Eu fui na Flip 2016
    Honestamente, nunca parei pra pensar em um dia ir à Flip – Feira Literária de Paraty. Apesar de gostar muito de ler e de ter participado de um Clube do Livro (atualmente desativado), simplesmente nunca me despertou vontade em... Continue lendo
  • Giuliana Romano – Desfile
    Ontem, na loja da estilista Giuliana Romano, nos Jardins, rolou um  Trunk show, com a presença da top Marcelle Bittar e Layla Motta. Eu fiquei encantada particularmente com essa coleção e posso dizer sem a menor sombra de dúvidas,... Continue lendo
  • Giuliana Romano — Resort 2012
    Mais uma linda coleção da estilista Giuliana Romano nos domínios de sua loja cool nos jardins. E como fã de suas peças, o DQZ passou por lá pra conferir tudinho!! O verão de Giuliana é marcado pelo DNA da... Continue lendo
Comentários
  1. Mari Turis | Responder
    • Lu Mich | Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *