Cada idade tem suas fases e, como diria Caetano Veloso “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”, ou seja minha fase é a dos 40, sei bem qual é a delícia e a dor de estar nesta fase da vida – por favor, não quero parecer depressiva – apenas, venho por meio deste post contar um pouco sobre como é ser uma mulher de 40 (e poucos) anos.
Todo clichê que ronda esta fase é a mais pura verdade; dificuldade pra emagrecer, problemas hormonais, qualidade da pele, colágeno indo embora, tratamentos estéticos cada vez mais frequentes, tem que caprichar na ginástica 10 vezes mais, enfim é uma desgrama só. Aí você que é mais novinha, pode achar tudo isso um grande exagero, afinal e os 50/60/70/80 anos, se mata?! não longe disso, credo, mas como eu ainda não cheguei lá, falo (apenas) do ponto aonde estou.
Lembro de um vídeo maravilhoso da cantora Cher sendo entrevistada pela apresentadora Oprah, falando justamente sobre “ficar velha”, as respostas dela são simplesmente hilárias e muito verdadeiras, aliás acho que só com muito bom humor pra aceitar as mudanças da idade. Afinal, quem gosta de perder colágeno?! quem gosta de se matar pra perder dois quilinhos?! hein?!
Bom, voltando pra mim – foco – dei um degringolada, uma mistura de F*&@#-SE com uma mistura de, meus hormônios piraram. Apareceu aquele problema na tireoide, um teratoma no ovário direito, colesterol alto, ferro baixo, acompanhado da vitamina D baixa, enfim está tudo muito bagunçado, precisando de uma nova ordem.
Primeiro passo, eliminar o teratoma, pra isso precisei cair na faca, cirurgia simples, entra num dia e sai no outro, porém uma recuperação chatinha, nada de atividades físicas durante uns 40 dias – eu que voltava das férias mais fofinha, precisei ter paciência pra voltar pra academia – apesar do desespero com os quilos extras das férias, mais os quilos extras das outras viagens, precisarei esperar uns meses, para que eles saiam deste corpinho de uma quarentona (quase) enxuta.
Recuperada, comecei uma dieta e voltei pra academia, mas meu desempenho como nutricionista/endocrinologista estava aquém das minhas habilidades, foi quando eu através de pessoas em comum, descobri a Dra Elaine Dias, endocrinologista e minha mais nova “Maga”. Acho que me apaixonei por ela, sério, foi uma das consultas mais honestas da minha vida. Nada de radicalismos e muito menos “invencionismos”, apenas um pouco mais de disciplina, informação e principalmente, um olhar mais atentos para os meus problemas.
Comecei hoje pela manhã a dieta, 7 horas depois continuo firme (Rsrs) brincadeira, óbvio que é cedo para qualquer coisa ou análise, por isso vou narrando esse passo a passo com calma, esse antes e depois, quem sabe assim eu me cobre menos e faça dessa nova empreitada um momento de prazer, reflexão e um exercício de paciência. Trocando figurinhas com minhas colegas 40tonas e as não 40tonas, afinal todas chegaremos lá, inclusive na idade da maravilhosa Cher, com seus 68 anos.
Vídeo: YouTube/ Fotos: Reprodução
Cuantas verdades…..eu amo comer…..a minha nutricionistas me recomendar o seguinte: diciplina ao comer, tomar muita agua, dormir bem, caminhadas largas cada dia, comer sem diciplina cada 15 dias y ser feliz?
Liaaaa,
Isso mesmo, disciplina y ser feliz!!!!!
bjs <3
Adorei o texto auto-biografico Lu! Também sou dessa turma, a dos 40 e poucos anos, e os dilemas são muito parecidos! Força aí na nova fase. Quero me inspirar em você também. ?
Jô,
Eu que preciso me inspirar em você!!!!
Bjs <3
Adorei o texto. Também estou chegando nos 40. Meu drama maior comesou a 6 anos atrás. Retirada dá tireóide. Depois ganho de peso. 2014 descobri um câncer no colo de útero. ( Calsinoma grau 3). Foram os 9 meses mais longos de minha vida, até chegar a tão sonhada cura. Foram seções de químioterapias, radioterapia….Mas graça. Deus hj estou bem de saúde. O que mais me deixa incomodada são meus kilinhos a mais que ganhei…18kl. A tá difícil eliminar….
OiLucinéia,
Fico feliz que você tenha se curado, qualquer doença é sempre uma provação na nossa vida, né?! Eu também estou com problema na tireóide, não precisei tirar, mas preciso tomar remédio pra sempre, porque a danada não tá trabalhando muito e com isso, você já sabe o excesso de peso aparece, sempre fui magrinha, mas de dois anos pra cá, engordei vários quilinhos, agora com a Dra Elaine tenho certeza que vou perder eles!!
Boa sorte para nós e um beijo grande pra você!!
LuMich
Belo texto Lu, são tantas as transformações que nosso corpo sofre com essas transições da idade ne, confesso que já fui muita frustrada com esse termo IDADE rsrsr, tbm já cheguei na casa dos enta, e talvez pela não realização de alguns sonhos ou projetos isso ficasse mais evidente como, ainda não consegui ser mãe, nunca tomei pílula na vida estou casada á cinco anos e isso confesso me entristece muito com 40tao e ainda não ser mãe, enquanto minha sobrinha com 19 anos já é mãe e eu nada rsrs, mas enfim, tbm tenho hipetireoidismo meu metabolismo é acelerado e ao contrário da grande maioria corro atrás de uns quilinhos mais não consigo alcanca los, somente com muuuuuita malhação pesada consigo algum resultado. Enfim …Cada uma com sua história ne, o importante é sermos felizes acima de qualquer coisa… Então viva as 40tonas!!!
Keila,
Obrigada por contar sua estória aqui, como você disse “o importante é sermos felizes acima de qualquer coisa”, espero que o futuro te reserve uma bela surpresa, volte sempre pra dividir conosco suas alegrias e tristezas, assim somos mais fortes!!
Bjs, Lu
Texto realista, muito bom !
Amei a matéria!Cheguei aos 40 por esses dias .
Ainda não caiu a ficha… Acho engraçado dizer que tenho 40. Eu nunca fui muito de me cuidar . Trabalho bastante e se isso for cuidado eu evito refrigerantes, excesso de doce, carnes vermelhas. Não bebo nenhuma bebida alcoólica. Procuro viver um dia de cada vez, ter fé e esperança em Deus. Muitos dizem que não pareço ter 40 mas se vier parecer eu já disse pra mim mesma. ” Envelhecer faz parte do show da vida. E eu quero viver com alegria cada fase da minha vida porque ela é preciosa demais pra eu ficar olhando pra trás. Penso que querer parecer ter 20 tendo 40 é perder a beleza do presente, olhando para o belo do passado que não volta mais. Viva os 40! E que venha os 50, 60…. Abraços!
Oi Antonia,
No começo eu também achava estranho falar que tinha 40 anos, não combinava comigo, ou pelo menos eu achava!!
Também acho que não precisamos fazer dessa fase, nenhum momento de sofrimento, afinal viver é tão maravilhoso, né?!!
Envelhecer faz parte e nós vamos descobrindo a cada dia como as vantagens dessa nova idade!!
Volte sempre pra compartilhar sus opinião!!
Beijos, LuMich <3