Se tem um produto genuíno, que o “gringo” procura quando chega no Brasil, esse produto, são as Havaianas. Pra mim, não existe presente mais autêntico, quando eu viajo e preciso levar algo, são elas que eu trago na mala para presentear — é sucesso garantido.
Eu nunca fico sem uma, aliás tenho uma pequena coleção de cores e estilos. Em 2009, a marca inaugurou o Espaço Havaianas em São Paulo e sempre que eu estou andando pelos Jardins, essa loja se tornou visita obrigatória.
A loja que foi projetada pelo arquiteto Isay Weinfeld, mais se parece com um grande galpão descolado e ensolarado. Lá você pode encontrar a linha completa de sandálias, os produtos exclusivos para o mercado internacional e customizar a sua Havaiana, todos juntos no mesmo espaço.
E foi numa dessas visitas à loja, que por curiosidade, eu resolvi procurar saber sobre a história da marca. Pelo próprio site, descobri algumas curiosidades interessantes sobre as legítimas, que eu repasso aqui na íntegra.
Espaço Havaianas
1962
A primeira Havaianas surgiu em 1962. Foi inspirada em uma típica sandália japonesa chamada Zori, feita com tiras em tecido e solado de palha de arroz. Por essa razão, o solado de borracha de Havaianas possui uma textura que reproduz grãos de arroz, um dos muitos detalhes que a torna inconfundível.
1970
Imaginem, já nessa época tentavam imitar as Havaianas…
O famoso slogan “Havaianas. As legítimas” foi então lançado.
E basta ouvir a frase “Não deformam, não soltam as tiras e não tem cheiro.” para se lembrar dos comerciais protagonizados pelo comediante Chico Anysio durante as décadas de 70 e 80.
1980
Nesta época, já eram vendidos mais de 80 milhões de pares de Havaianas por ano. As Havaianas eram tão fundamentais na vida do brasileiro que, na década de 80, foram consideradas como um dos itens da cesta básica, assim como feijão e arroz.
2000
As Havaianas se tornam mania internacional. Havaí, Austrália, França e não para por aí. Estrangeiros compram no Brasil e levam para seus países. Viram assunto nas páginas das grandes revistas e jornais do mundo, e conquistam algumas das vitrines mais concorridas do planeta. Hoje, podem ser encontradas em mais de 60 países.
2006
As Havaianas Slim vieram para agradar ainda mais as mulheres. Com tiras mais finas e delicadas, caíram no gosto do nosso público mais exigente e já são um ícone da marca (as minhas preferidas!!).
Posts relacionados
-
Exposição – Schiaparelli & Prada
Uma das coisas que me dá mais prazer na vida é ter a oportunidade de ver uma boa exposição, e essa eu não iria perder por nada. Afinal, já basta a lacuna fashionista no meu curriculum, de não ter... Continue lendo -
Internacional Klein Blue
Conhecido como um artista realista, Yves Klein é o dono da cor que o príncipe Harry, usou no seu descolado sapato recentemente causando muito frisson. A cor foi usada na série de pinturas monocromáticas e a tonalidade criada por... Continue lendo -
A plataforma de Giuseppe Zanotti
De DJ a famoso estilista de sapatos, Giuseppe Zanotti começou sua carreria nas pick ups de som até se entregar a sua paixão — os pés femininos. Em sua pequena cidade natal, famosa pela fabricação de calçados, Zanotti encontrou... Continue lendo
meu calçado favorito, sem dúvida!