Desde que a minha irmã veio morar em Barcelona, pelo menos uma vez por ano eu venho visitá-la. Isso já fazem 5 anos, ou seja, são 5 anos andando de scooter pelas ruas de Barcelona, o meio mais fácil de se locomover pelas ruas de Barça, na minha humilde opinião. Prefiro muito mais do que o metrô, ônibus ou taxi.
Adoro andar de scooter e confesso, que morando em São Paulo não tenho coragem de me arriscar a andar numa, o nosso transito é muito selvagem, os nossos motoboys são muito crazy, eu não me arriscaria a dividir a mesma rua com eles e com os nossos carros, mas aqui é diferente.
A cidade tem outro ritmo, as pessoas estão acostumadas a andar de scooter muito mais do que de carro, ou pelo menos elas revesam entre os carros e suas scooters, por isso fica muito mais fácil passear de motinho, até mesmo quando há trânsito.
Este verão não foi diferente, voltei na mesma locadora do ano anterior e sai de lá com uma scooter a tiracolo, estava feliz e contente para mais uma temporada de férias. Minha felicidade durou exatas 24 horas, até ser parada em uma blitz. Imagem, ser parada em uma blitz em outro país, por um policial gringo, senti frio na espinha, cagaço e o começo de um pré-ataque de pânico.
Um policial enorme espanhol foi logo perguntando que língua eu falava, cacilda, eu tenho cara de gringa?! enfim, comecei a “hablar” o meu “portonhõl” e fui explicando que minha carteira de motorista era brasileira, mas que estava perfeitamente em dia. Quem se importa?! aqui na Espanha, disse ele – “Você precisa da CARTEIRA INTERNACIONAL DE MOTORISTA”.
Comecei a sentir que a minha situação não era das melhores e meu xaveco não seria o suficiente para me safar dessa situação com a minha scooter, dito e feito, minha moto foi devidamente rebocada para o depósito da polícia, eu recebi uma multa por dirigir sem habilitação internacional e voltei a pé para casa, segurando o meu capacete na mão (não, não tenho foto desse momento tragicômico).
Conclusão, se eu viajo todo santo ano para Barcelona, se eu alugo toda santa vez uma scooter, porque, eu ainda não fiz a minha PID – Permissão Internacional para Dirigir ?! me digam, porque?! juro, assim que chegar ao Brasil, essa será uma das minhas primeiras providências a serem tomadas, com certeza. Nada mais de ser pega na blitz, nunca mais.
* Já fiz a minha pesquisa, parece que a coisa é mais simples do que eu imaginava, AQUI no blog 360 Meridianos, eu encontrei a resposta para as minhas dúvidas.
Fotos: DQZ/Reprodução
Puts amiga!!!! Más vc pode dirigir sim o seis primeiros meses con sua carteira de motorista!!! Em cualquier país da Europa!!! Pitstop como assim que não pode??? Pesquisa mais um pouquinho. Que momento chato!!!!entao vc pode tirar na Espanha mesmo a carteira internacional,. E vc não tem dos Estados Unidos de norte-america??
Pois é, Monica…eu também pensei que pudesse, pelo menos nunca tinha tido nenhum problema, sempre aluguei carro e scooter, mas dessa vez, pelo menos por aqui na Espanha, não é assim, o policial foi bem claro, disse que sem carteira internacional, nada de dirigir nada!! eu, é que não ía discutir com uma autoridade, né?!! rsrsrs
Já pesquisei e voltando pro Barsil, tiro a minha carteira, assim não vou ter mais nenhuma surpresa em lugar nenhum do mundo!!
Bjs
Oi Luciana. Que situacao! Mas que bom que tudo se resolveu. A pessoa da locadora poderia ter mencionado algo na hora da locacao. Gostei muito do seu post; super informativo. Achei fantastico que voce aluga scooter quando vai para Barcelona; e uma forma de conhecer e realmente aproveitar mais a cidade. E tambem amei sua foto! Maravilhosa!!!! Xoxo
Dilene,
A melhor coisa aqui em Barcelona, pra conhecer a cidade é alugar uma scooter, fora o fato de ser delicioso passar pelas ruas de moinho, né?! dessa vez deu errado, mas nas próximas já vou me previnir, nunca mais viajo sem a carteira internacional, adoro alugar scooter em qualquer cidade pelo mundo em que seja fácil andar, já fiz isso em Paris, Italia!!
Bjs